Planeta Terra: Aula 4 – Os polos: extremidades do planeta

Ana Carolina Souza Ramos de Carvalho

OBJETIVO

Apresentar os polos do planeta Terra, mostrar a diferença entre o Polo Sul e Norte em relação aos animais que habitam estes ambientes, a geografia dos locais e evidenciar a importância dessas regiões para manutenção do clima em nosso planeta. 

MATERIAIS NECESSÁRIOS

1. Para explicação em aula:

  • Globo terrestre;

2.  Atividade de verificação: 

  • Folha de papel para desenho ou escrita das diferenças entres os polos.
  • Lápis ou Canetinha.

ROTEIRO DA AULA

A aula deverá começar com questionamentos bem simples, mas importante para as crianças começarem a entender as diferenças entre os dois polos, sem dar as respostas, por enquanto

Perguntas como;

  • Vocês sabem onde ficam os polos do planeta?
  • Vocês sabem os nomes dos polos? 
  • Vocês sabem onde moram as focas? E os ursos polares?

Logo em seguida pedir para as crianças desenharem o planeta Terra e localizarem os polos, assim como colocarem as respostas no desenho.

Após essa atividade, responder as perguntas e introduzir novas informações sobre o tema.

Explicar que os polos ficam na extremidade do planeta, pode parecer meio óbvio para nós, mas muitas crianças podem não saber disso. 

 

  • Polo Norte:

 

Contar que o polo Norte se chama Ártico, que nessa região não há terra, somente gelo e que alguns países se localizam nessa região, como a Rússia, Groenlândia, Canadá, Noruega, entre outros. 

Nessa região vivem grandes mamíferos, como alces, ursos polares e renas. Podem-se mostrar imagens desses animais, tendo alguns bem peculiares como a narval, orca, morsa e papagaio do mar.

Nesta região vivem os esquimós nas suas casas de gelo, chamadas de iglus. O meio de transporte desses habitantes são os trenós puxados por cachorros.

Em algumas épocas do ano podemos ver um espetáculo de luzes no céu, chamadas de aurora boreal. Essas luzes são formadas pelas tempestades que acontecem no sol, essas luzes chegam até a Terra e quando encontram os gases da atmosfera e o campo magnético da Terra fazem esse espetáculo de luzes.

  • Polo Sul:

Esse se chama Antártica e é considerado um continente e não uma  ilha, sendo formado de terra e gelo. Mas lá não existe um país, é uma parte do planeta que é de todos os povos, mas somente alguns tem base lá, incluindo o Brasil.

Existem vários vulcões na região e alguns deles ainda ativos. 

A Antártica é um local de intensa pesquisa científica, muitos cientistas moram e vão para lá constantemente. Lá os cientistas estudam o clima da Terra, os animais que vivem lá, os microorganismos que conseguem viver nessa região tão fria. 

Mostrar os animais que vivem no continente como as focas, os pinguins e as maiores baleias (Azul e Jubarte). 

A temperaturas podem chegar a quase  -90 graus Celsius, e que apesar de todo o gelo essa região é bastante seca, já que quase nunca chove por lá. Assim sendo considerado o local mais frio e mais seco do planeta.

Aquecimento Global e os Polos

Esse é um assunto que deve ser ensinado para as crianças com a finalidade de mostrar a importância dos polos na manutenção do clima da Terra. Como já foi discutido em aulas anteriores, como na dos oceanos, o planeta tem sofrido mudanças climáticas que podem levar ao aquecimento global e ao derretimento dos polos. 

“Vocês sabem o que pode acontecer se as geleiras dos Polos Sul e Norte derreterem?” 

“Agora que vocês já sabem as principais diferenças entre eles vamos observar o que aconteceria se esses derreterem”

Para fazer essa demonstração separamos dois materiais importantes que podem ser preparados pelos oficineiros. Como muitos alunos podem não ter acesso a todos os materiais talvez não seja ideal sugerir que eles façam em casa. O importante é mostrar no final como o derretimento do Polo Sul contribuiria de forma drástica o aumento do volume dos oceanos.

https://www.youtube.com/watch?v=F-JeqjBtIOA&t=8s

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_simulacaododerretimentod

INFORMAÇÕES EXTRAS 

O ideal nessa aula é mostrar imagens de cada região, evidenciando as diferenças entre elas.

 

  • Curiosidades 

 

Vale a pena contar que no inverno nessas regiões não têm luz do dia e no verão quase não há noite, ficando de sol o dia todo até na hora de ir dormir, chamado de sol da meia noite.

REFERÊNCIAS e Para Saber Mais

https://www.infoescola.com/geografia/artico-polo-norte/

https://www.youtube.com/watch?v=Mz6o_XppXcQ

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/antartica.htm

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_simulacaododerretimentod

A Enciclopédia do Planeta Terra. Jen Green. Editora Parragon. 2010.

O livro da Terra. Jonathan Litton. Editora 360 degrees. 2018.