Planeta Terra: Aula 1 – História da Vida

Isabella Gaião e Roberta Vincenzi 

OBJETIVOS

Apresentar a diversidade da vida e sua origem em um único ancestral.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

  1. Imagens impressas para linha do tempo anexadas na página.
  2. Gabarito da linha do tempo para o oficineiro.

RESUMO DA AULA

Construir uma linha do tempo da história da vida com os alunos mostrando que a vida é muito antiga e que sofreu muitas mudanças até os dias de hoje.  Essa linha do tempo vai ser construída com o conceito que viemos de um único ancestral já estabelecido no início da aula e os alunos irão acompanhar como os seres vivos que eles conhecem se originaram, inclusive os humanos.

ROTEIRO

O principal objetivo dessa aula é primeiramente dar um panorama geral da vida na Terra e de como ela é diversa. 

  1. A ideia é começar essa atividade fazendo perguntas para os alunos. Fica aberto para os oficineiros decidirem como instigar os alunos, mas sugerimos perguntas como “Quais seres vivos vocês conhecem?” “Só existem animais no mundo?” “E as plantas?” “E cogumelos, o que eles são? “Será que existem seres vivos tão pequenos que não conseguimos nem enxergar?” “Quem são eles?”. 
  2. Ao passo que os alunos vão falando os seres vivos que eles conhecem, o oficineiro deve ir anotando na lousa e iniciar a discussão sobre como eles são diferentes um dos outros. Chamar atenção também para o fato de que, na verdade, apesar de muito diferentes, todos eles têm coisas em comum, alguns mais, outros menos. 
  3. Fechar a discussão falando que o motivo dessas características em comum existirem é que todos eles, por mais diferentes que sejam, teriam vindo de uma mesma forma de vida inicial (ou seja, tem um único ancestral em comum).

Nessa segunda parte da discussão, o objetivo é mostrar que a vida na Terra tem uma história bem longa, que começa desde o primeiro ser vivo até os que vivem hoje, de forma a mostrar que toda a vida na Terra está relacionada. Além disso, essa atividade mostra que a vida não é imutável. Que, para um único ser vivo dar origem a tantos seres diferentes, a vida na Terra teve que passar por diversas mudanças. Nesse ponto, é recomendável que os oficineiros não utilizem a palavra evolução, pois esse conceito não vai remeter ao conceito de evolução biológica para as crianças, mas sim um conceito de melhoramento. E isso deve ser evitado. Portanto, o ideal é sempre se referir ao processo evolutivo como “mudanças”.  

  1. Para essa atividade, o oficineiro deve criar uma linha do tempo na lousa, não se atentando muito para datas (principalmente para os mais novos), mas frisando que tudo começou há muito tempo atrás, dando importância para a sequência temporal de eventos.
  2. Começar a linha do tempo falando que a vida surgiu na Terra quase que ao mesmo tempo em que a Terra se formou (quase 4 bilhões de anos). Pedir para que os alunos contem como era a Terra nessa época e dizer que o primeiro ser vivo muito provavelmente se parecia com as bactérias que existem atualmente.
  3. A medida que o oficineiro for avançando na linha do tempo, frisar que aquele ser vivo no início foi gerando descendentes e que esses descendentes eram diferentes e isso foi fazendo com que a vida na Terra fosse mudando ao longo do tempo. Tentar fugir da ideia Lamarckista de linearidade na descendência durante a explicação (ou seja, fugir da ideia que a bactéria virou fungo, que o fungo virou animal e assim por diante).
  4. O oficineiro vai ter figuras de seres vivos, exemplificando desde os primeiros até os atuais. Essas figuras devem ser coladas na linha do tempo de acordo com o gabarito anexado (pasta de imagens).
  5. É importante que, assim como na atividade anterior, o oficineiro sempre aplique uma abordagem investigativa, procurando instigar os alunos a pensarem no processo. Para isso, segue um guia com sugestões de perguntas: 

– Qual foi o primeiro ser vivo? Com qual organismos atual ele provavelmente se parece? 

– Como o primeiro ser vivo surgiu na Terra? Ou será que ele sempre

existiu?

– Os seres vivos que existem hoje são iguais aos primeiros que apareceram na Terra? Ou são diferentes?

– Se ficaram diferentes, o que aconteceu? E por que ficaram diferentes?

– Ao longo dos tempos, apareceram novos seres vivos? Como isto ocorreu? Outros seres vivos deixaram de existir?

– Por que há hoje tantos seres vivos diferentes uns dos outros?

VERIFICAÇÃO

Fazer um desenho sobre a percepção de cada um sobre a história do planeta Terra e o surgimento dos animais. Utilize da seguinte questão problema para instigar a criatividade dos alunos:

“Imagine que vocês foram para o passado, para muito, muito tempo atrás. Como vocês não levaram uma máquina de fotografia, o jeito vai ser fazer um desenho para vocês poderem lembrar depois de tudo que viram nessa Terra de muito tempo atrás, quando os animais começaram a existir na Terra. Como era essa Terra? Que bichos viviam aqui? Esses animais eram iguais aos de hoje, ou eles mudaram desde então?” (Adaptado de Carletti, 2008).

INFORMAÇÕES EXTRAS PARA PROFESSORES 

No tema dessa aula, por ser de tempos bem distantes, os alunos não terão muitos conhecimentos prévios sobre o assunto. Portanto, nessa aula a ajuda do oficineiro para chegar nos pontos necessários para as discussões será muito necessária. Lembre-os que a vida é muito antiga e os humanos apareceram tem muito pouco tempo comparado com o resto. Tente usar dos fósseis que eles conhecem (dinossauros) para chamar a atenção para o tema de antigo e extinto (não precisa entrar no tema extinção porque será tratado posteriormente).

Lembre-se que o objetivo é que eles entendam que a vida é e sempre foi muito diversa e que ela não é estática. Mudanças ocorrem o tempo todo, mas tudo que é vivo hoje veio de um único  ancestral (ser vivo).

Obs: Os trilobitas são artrópodes (irmão dos insetos e crustáceos) que viveram na época e se diversificaram muito assumindo várias formas e tamanhos. Foram um dos primeiros predadores do Cambriano que modificaram o fundo oceânico pela sua alimentação.

REFERÊNCIAS

CARLÉTTI, Chrystian. A percepção infantil das questões relacionadas à teoria da evolução: um estudo com crianças do Rio de Janeiro, Brasil. 2008.

PARA SABER MAIS

https://www.youtube.com/watch?v=nwrZuEUqkDI&feature=youtu.be – Geral sobre história da vida na Terra – Khan Academy

https://www.youtube.com/watch?v=Q-EifZqF32g – Assistir a palestra do Tema 4: História da Vida