Oceanos: Aula 1 – Importância e efeito no clima

Oceanos: importância, efeitos no clima e conservação

Responsável: Barbara Poletto

OBJETIVO

Apresentar os oceanos em relação a definição, nomenclatura, importância (com destaque para os efeitos no clima) e como preservá-los.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

1. Para explicação em aula:

  • Globo terrestre;

2. Atividade de verificação: 

  • Folha de atividade impressa individualmente para cada aluno: Salve os Oceanos!;
  • Lápis ou Canetinha.

ROTEIRO

A aula deverá começar com um estímulo à imaginação e verificação do conhecimento dos alunos sobre os oceanos. Deve-se abrir uma discussão, questionando-os sobre o que sabem sobre os oceanos, e como imaginam que seja.

Após essa breve discussão, introduzir o assunto iniciando pela explicação do que é um oceano:

“O oceano é a porção de água salgada que constitui a maior parte da hidrosfera (cobrindo cerca de 71% da superfície da Terra e totalizando 97% da quantidade total de água) tornando-se assim o principal componente do planeta.”

Dar continuidade a aula introduzindo o nome de cada oceano, indicando no globo (para uma visualização mais precisa), e comentando simultaneamente particularidades de cada oceano enquanto os apresenta:

“O oceano global é dividido em: 

  • Oceano Pacífico (separa a Ásia e a Oceania das Américas);
  • Oceano Índico (separa África e Austrália);
  • Oceano Atlântico (separa as Américas da Europa, Ásia e África) .

Também pode-se considerar a divisão incluindo outros dois oceanos, o Oceano Glacial Antártico (circunda a Antártida; em alguns casos é considerado apenas uma extensão dos três oceanos), e o Oceano Glacial Ártico (circunda o Polo Norte e a porção norte da América do Norte, Europa e Ásia; em alguns casos é considerado apenas como um mar do Oceano Atlântico)”

Nesse momento, instigar mais uma vez a discussão dos alunos, dessa vez sobre a importância dos oceanos (o motivo deles acharem os oceanos importantes, tanto quanto aos seres vivos que habitam, quanto para nós e para o planeta).

Após a discussão, introduzir o assunto sobre a importância dos oceanos:

  • “Biodiversidade:  Além da vida ser extremamente diversa nesse habitat, ela também teria sua origem nos oceanos;
  • Produção de Oxigênio: Cerca de 98% do oxigênio do planeta é produzido nos oceanos através da fotossíntese realizada pelas algas (seres aquáticos micro e macroscópicos que juntos formam o fitoplâncton);
  • Sequestro de carbono da atmosfera;

Ciclo da água: Com o calor vindo do Sol, a água dos mares, rios e oceanos chega numa temperatura que a faz evaporar, esse vapor (juntamente com evapotranspiração das plantas e outras formas de vapor d’água liberados na atmosfera) sobe pro céu e se condensa, formando as nuvens. Quando essas nuvens estiverem bem carregadas, elas precipitam água líquida (chuva). Caso a temperatura esteja muito baixa, a água pode solidificar e a chuva se transforma em granizo ou neve, voltando ao estado líquido

  • quando a temperatura aumentar. Essa água volta para os rios, mares e oceanos, bem como aos reservatórios subterrâneos e também é reabsorvida pelas plantas através de suas raízes, completando seu ciclo.
  • Mudanças climáticas: Assim como o ciclo da água, a própria movimentação dos oceanos influencia no clima do planeta. De todos os elementos terrestres, os oceanos são os que mais absorvem a energia solar. Eles são importantes na distribuição do calor, através das correntes marítimas (a água recebe energia solar em forma de calor e aumenta de temperatura, se torna menos densa e sobe, sendo levada pela circulação atmosférica até locais mais frios, como os polos, tornando-se mais fria e densa, criando correntes que movimentam as águas).
  • Alimento;
  • Transporte (navios, barcos, etc.);
  • Empregos (pesca).

Para finalizar, perguntar aos alunos como, e o que fariam para preservar os oceanos. Em seguida, explicar algumas medidas de prevenção, como: 

  • “Diminuição no uso de plásticos, substituindo-os por embalagens biodegradáveis;
  • Não jogar lixo nas praias, nem no chão de qualquer lugar. Separar o lixo e descartar em local correto, como em lixeiras destinadas à reciclagem;
  • Utilização consciente de energia elétrica, carro e água.

ATIVIDADE DE VERIFICAÇÃO

A atividade “Salve o Oceano!”, é uma atividade simples de identificação de objetos e animais marinhos. Nela, o aluno ajuda a preservar os oceanos circulando todos os objetos que estão poluindo as águas e não deveriam estar lá. Pode ser levado como lição de casa caso não haja tempo para terminar em sala.

INFORMAÇÕES EXTRAS 

  • Curiosidades 

Origem dos nomes dos oceanos:

  • Oceano Atlântico: Atlântico vem de Atlas, filho de Netuno (deus dos mares, na mitologia grega;
  • Oceano Pacífico: Em meados de 1520, Fernão de Magalhães nomeou esse oceano depois de percorrer o litoral sul-americano a oeste da Cordilheira dos Andes e ficar impressionado com a tranqüilidade de suas águas;
  • Oceano Índico: Recebeu o nome das costas que banha: Índia e Indonésia;
  • Oceano Ártico: Situado no Pólo Norte, sob a constelação da Ursa Menor, deriva da palavra grega arctos, que significa urso.
  • Oceano Antártico: Por simples oposição geográfica, denomina-se Antártico o oceano próximo ao Pólo Sul.

Profundidade do oceano

  • O ponto mais profundo do oceano são as Fossas Marianas, localizadas no oceano Pacífico, próximos às Ilhas Marianas, com uma profundidade máxima de 11.037 metros.

REFERÊNCIAS

BARBIERI, Edison. Oceanos: reguladores do clima do planeta. Ciência Hoje, [Sergipe], ed. 206, p.71-73, jan. 2004. 

BELZ, Carlos Eduardo. Conservação dos Oceanos. [Paraná]: Centro de Estudos do Mar da UFPR, 20 slides, color. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/Escola_Interativa/ei_conservacao_oceanos.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2020.

DE ONDE vêm os nomes dos oceanos? Superinteressante, 18 abr 2011. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/de-onde-vem-os-nomes-dos-oceanos/>. Acesso em: 18 mar 2020.

ONU: 10 atitudes que você pode tomar para salvar os oceanos. Organização das Nações Unidas, 2018. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/onu-10-atitudes-que-voce-pode-tomar-salvar-oceanos/>. Acesso em: 18 mar 2020.

QUAL o papel dos oceanos no clima?. São Paulo: Canal da USP, 2017. Youtube, son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IIVi2vu3mw4>. Acesso em: 17 mar. 2020.

RAMOS-PEREIRA, Ana. O(s) Oceano(s) e as suas Margens. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2001. 123 p.

THE WATER cycle for schools. USGS. Disponível em: <https://www.usgs.gov/special-topic/water-science-school/science/o-ciclo-d-gua-water-cycle-schools-portuguese?qt-science_center_objects=0#qt-science_center_objects>. Acesso em: 18 mar 2020.

PARA SABER MAIS

Vídeos: