Astronomia: Aula 1 – Big Bang e Estrutura do Universo

Responsável: Isabella G. da Silva

OBJETIVOS 

Compreender que o Universo é muito grande e que não está apenas limitado ao nosso Sistema Solar. Entender que o Universo está expandindo e que muito no passado já foi do tamanho de um grão de arroz.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

  1. Para o modelo do Big Bang
    1. Uma bexiga
    2. Um marcador de lousa branca
  2. Para a maquete do Universo
    1. Uma caixa de papelão grande
    2. Várias imagens impressas de galáxias (explorar toda a diversidade de galáxias – espirais, elípticas, irregulares)
    3. Barbante, cola e fita adesiva
    4. Representação do Sistema Solar impressa em uma folha A4. Exemplo:
  • Preparo: 
  1. Cortar uma das laterais da caixa de forma que fique uma janela para os estudantes poderem visualizar;
  2. Colar um fio de barbante em cada galáxia;
  3. Colar com a fita adesiva a ponta do barbante livre de cada galáxia na parte superior da caixa.

Exemplo de disposição das galáxias na caixa. No lugar dos planetas pendurados, seriam as galáxias.

RESUMO DA AULA

Tratar do Big Bang de forma investigativa questionando o que os estudantes sabem sobre a teoria e mostrar através de um experimento com bexiga que o Universo já foi muito pequeno e que com o tempo foi expandindo. Após uma pequena discussão sobre o início de tudo, tratar das estruturas do Universo de forma bem simples e interativa. Os estudantes devem entender o que tem “lá fora” e não decorar nomes e saber descrever cada uma.

ROTEIRO

O Big Bang – 15 minutos

  • A aula deve começar com uma discussão do que é o Big Bang. Perguntar aos estudantes se já ouviram falar, ouvir o que eles sugerem e construir o conceito com eles. A discussão deve beirar os seguintes pontos: origem do Universo e uma grande expansão (evite usar o termo explosão porque é conceitualmente errado). 

Após a discussão você deve ilustrar o que acabaram de discutir:

  1. Pegue a bexiga e com um canetão faça pontinhos ao redor dela;
  2. Comente que essa bexiga representa o Universo no seu início e que antes, tudo que existe hoje cabia na palma de nossas mãos;
  3. Infle a bexiga explicando que foi mais ou menos assim no Big Bang. Todo o Universo foi crescendo, se expandindo e as coisas foram se afastando, até chegar no tamanho de hoje. Enfatizar que ele ainda está expandindo.
  4. Concluir que tudo isso começou a quase 14 bilhões de anos atrás (sugiro escrever o número na lousa para dar noção de quantidade) e comparar com a idade deles (para enfatizar que faz muito tempo mesmo).

A estrutura do Universo – 25 minutos

  • Após discutir sobre o início de tudo, levantar a discussão do tamanho do Universo. Começar questionando os estudantes se eles já viram o céu super estrelado (cidades do interior, lugares bem escuros, longe de cidades iluminadas).Comentar que as estrelas que vemos são uma parte muito, muito pequena do número de estrelas que tem no céu.
  • Apresentar a “caixa do Universo” contando que essa caixa contém tudo que existe, ou seja, é o Universo e que ele é muito, muito maior que a maquete (seria legal lembrá-los que eles fazem parte desta caixa). Usar a caixa para as seguintes discussões:
    • introduzir que as galáxias são formadas por estrelas e que o Universo é composto por bilhões de galáxias e que cada galáxia tem bilhões de estrelas. 
    • apontar que moramos em uma galáxia e verificar se possuem alguma noção do nome Via Láctea.
    • junto com os estudantes fazer um pontinho com caneta em uma galáxia que na maquete será a Via Láctea apontando o nosso sistema solar (lembrar de usar uma galáxia em espiral para representação da Via Láctea).
    • concluir que a Via Láctea é o quintal da nossa casa e que o Sistema Solar seria de fato onde moramos, mais especificamente na Terra (mostrar a imagem do Sistema Solar enfatizando que estaria dentro da Via Láctea que está dentro do Universo – tudo está dentro da caixa). Seria interessante ressaltar para os estudantes que praticamente todas as estrelas possuem planetas ao seu redor, que o Sistema Solar não é exclusivo.

VERIFICAÇÃO

Nessa aula a atividade de fixação ficará como sugestão devido ao tempo. Aplicar a atividade se sobrar tempo ou sugerir para que a professora aplique em um tempo livre.

Atividade: colagem do Universo

Os estudantes receberão folhas A4 e deverão desenhar o que seria o Universo para eles a partir de desenhos e colagens.

Materiais:

  • folhas A4
  • lápis de cor e giz de cera
  • recortes de estrelas e galáxias
  • cola

REFERÊNCIAS

https://www.ufmg.br/revistaufmg/pdf/REVISTA_19_web_182-205.pdf

PARA SABER MAIS 

Conteúdo base para entendimento da aula

 

 

SUGESTÕES

Se perceber ao início da aula que os estudantes não estão muito familiarizados com o termo Universo, invista algum tempo discutindo sua definição (onde moramos, onde ficam as estrelas, galáxias e planetas, onde fica tudo que conhecemos).