Animais: Aula 4 – Insetos Incríveis

Ana Carolina Souza Ramos de Carvalho

OBJETIVO

Introduzir o mundo dos insetos para as criança, mostrando as principais ordens. Apresentar características básicas entre eles e principais diferenças. Mostrar a importância deles para o nosso ecossistema e curiosidades sobre esses pequenos animais. 

MATERIAIS NECESSÁRIOS

Introduzir o mundo dos insetos para as criança, mostrando as principais ordens. Apresentar características básicas entre eles e principais diferenças. Mostrar a importância deles para o nosso ecossistema e curiosidades sobre esses pequenos animais. 

1.Para explicação em aula:

  • Imagens ilustrativas de alguns insetos como sugeridos neste documento

2. Atividade de verificação

  • Folha de papel para desenho ou escrita na observação desses insetos pela nossa casa.
  • Lápis ou Canetinha.

ROTEIRO DA AULA

1a parte: Fazer uma introdução sobre os insetos

Existem mais de 900 mil espécies de insetos, mas os cientistas acreditam que devam existir muito mais do que isso para serem descobertos. Esses seres são muito importantes para a Terra, como as formigas, aranhas, borboletas, besouros e até mesmo as baratas.

O corpo deles é dividido em 3 principais partes:

Os insetos possuem um esqueleto um pouco diferente do nosso, chamado de exoesqueleto, este fica do lado de fora do corpo, formando uma armadura forte que protege esse pequenos seres. Esse exoesqueleto é muito forte porque é formado de uma proteína especial chamada de quitina. Conforme o inseto vai crescendo essa “armadura” precisa ser trocada e assim o novo exoesqueleto é criado e o velho fica abandonado como nessa imagem a seguir:

Outra característica dos insetos é que eles possuem asas, como as borboletas, as abelhas e as moscas. 

Os insetos nascem de ovos de onde saem as larvas, essas passam por uma fase de pupa, onde formam casulos. Depois de um tempo “nascem” os adultos como as borboletas. Nesta imagem podemos observar essa mudança que é chamada de metamorfose.

Mas nem todos os insetos passa pela metamorfose, como as traças de livros, que não apresentam esse tipo de mudança ao longo de seu ciclo de vida.

2a parte: Curiosidades

Você sabia que alguns insetos são muito importantes para a manutenção da vida na Terra, como as abelhas e as formigas.

As abelhas, além de produzir o delicioso mel, também são as grandes responsáveis pela comida na nossa mesa. Cerca de 90% das flores são polinizadas por esses pequenos grandes heróis, assim permitindo que tenhamos frutas e sementes. Sem as abelhas o planeta entraria em colapso e muitos animais e plantas morreriam. Existem vários tipos de abelhas, algumas não possuem ferrão e outras que não fazem mel, mas todas são de grande importância para a humanidade.

Outros “pequeninos” guerreiros são as formigas, que são responsáveis por resolver o material orgânico do planeta, ou seja, removem as folhas, restos de comida entre outros, liberando nutrientes para o solo e deixando ele mais eficiente para as plantas poderem crescer.

Um outro inseto que não podemos esquecer são as baratas. Elas são super resistentes e vivem na Terra desde a época dos dinossauros. Podem viver sem comida por até 6 meses e viver sem cabeça por até 1 semana. 

3a parte: Prática

Você consegue identificar alguns insetos que moram na sua casa? 

Perguntar para as crianças se eles já repararam quantos insetos vivem na sua casa e no seu quintal (para quem tiver quintal). Pedir para as crianças observarem pela casa e anotar em uma folha todos insetos diferentes que foram encontrando. Para as crianças que não sabem escrever pedir para fazer um desenho do que for encontrando. Lembrar de que não devemos pegar esses insetos, já que muitos são frágeis e outros não sabemos se podem picar a gente ou não. 

Vocês vão observar que existem vários pequenos hóspedes na sua casa, como aranhas nos cantos das paredes, mosquitinhos no banheiro, traças no armário e formigas na cozinha. No jardim podemos encontrar abelhas, borboletas e joaninhas. Divirtam-se.

 

REFERÊNCIAS 

https://escolakids.uol.com.br/ciencias/insetos.htm

https://planetabiologia.com/classe-insecta-caracteristicas-ordens-insetos-sociais/

https://www.estimacao.com.br/tipos-abelhas-especies-caracteristicas/

https://www.youtube.com/watch?v=CXHUj6tEuLg

 

PARA SABER MAIS

A Enciclopédia do Planeta Terra. Jen Green. Editora Parragon. 2010.

O livro da Terra. Jonathan Litton. Editora 360 degrees. 2018.