Animais: Aula 1 – Megafauna

Isabella Gaião e Roberta Vincenzi

OBJETIVOS

Apresentar a diversidade da megafauna, principalmente brasileira, para os alunos. Inserir neste contexto, a discussão a respeito da extinção por ação humana e mudanças climáticas.

MATERIAIS NECESSÁRIOS  

  • Para a aula:
    • Impressão da imagem em tamanho A3 que compara o tamanho de alguns representantes da megafauna com os humanos (em anexo); 
    • Impressão dos animais (A4) em anexo que caracterizam a megafauna brasileira.
  • Para a atividade de verificação:
    • Impressão do jogo da memória com pelo menos 10 cópias;
    • Tesoura para recortar o jogo;

RESUMO DA AULA

A aula sobre megafauna irá tratar sobre os animais que compõem este grupo, bem como suas características como tamanho, quando existiu e se já foi extinto. Os grandes mamíferos brasileiros serão destacados, para aproximar esses animais – pouco tratados nos livros e filmes – da realidade dos alunos. Por fim, será feito um paralelo com as mudanças climáticas e extinções, comparando a extinção da megafauna por influências climáticas naturais e as extinções que acontecem nos dias de hoje por influência antrópica.

ROTEIRO

Essa aula irá abordar os grandes mamíferos do Pleistoceno que foram extintos em sua maioria (o período de extinção ocorreu em um intervalo de milhares de anos começando há 50.000 anos atrás). Caracterizados pelo tamanho gigantesco, conseguimos relacionar proximidade de muitos deles com alguns mamíferos existentes nos dias de hoje.

  1. Primeiramente, pergunte aos alunos se eles conhecem o filme “A Era do Gelo” e peça que eles nomeiem os animais presentes no filme, como preguiça, mamute, tigre dente de sabre, gliptodontes, etc.                                                     
  2. Em seguida faça uma dinâmica para trazer a dimensão do real tamanho desses animais quando comparado com nós humanos. Para isso use a imagem que traz o tamanho dos animais comparado com o tamanho médio dos humanos (em anexo).
  3. Depois de discutir o tamanho real desses grandes animais, apresente as imagens da megafauna brasileira colando-as na lousa e escrevendo seus respectivos nomes, enfatizando que esses grandes animais viveram aqui no Brasil. 
  4. Por fim, guie uma discussão com os alunos sobre extinção, dizendo que os mamíferos que conhecemos hoje como por exemplo os leões, lobos e hipopótamos conviveram com os animais gigantes, mas a maioria desses que são classificados como megafauna foram extintos. Contar que por muito tempo os humanos conviveram com esses animais, muitas vezes caçando-osv como forma de alimento. Explicar que como esses animais eram muito grandes, a necessidade de comida abundante era maior e eles sofriam mais com as mudanças climáticas. A escassez de alimento, impactos das mudanças climáticas naturais e a caça dos humanos levou à extinção de quase todos esses mamíferos gigantes. 
  5. Para levantar essa discussão, procure comparar com a realidade dos alunos, lembrando que por sermos de porte médio precisamos comer uma quantidade considerável de comida, portanto grandes animais precisam de ainda mais alimento. Relacione, também, com as mudanças climáticas atuais, dessa vez antrópicas, e a caça ilegal que estão causando extinções de espécies por todo o planeta.

É importante lembrar que nem todos os mamíferos da megafauna foram extintos, as girafas, elefantes, ursos, entre outros, também são considerados megafauna.

O que os alunos devem entender dessa aula, resumidamente, é que os humanos conviveram com a megafauna, que quase todos os mamíferos que conhecemos já existiam, mas que os gigantes acabaram por ser extintos em sua maioria pelas dificuldades que decorreram ao longo dos milhares de anos, como mudanças climáticas, disputa por alimento e caça.

VERIFICAÇÃO

Para a verificação desta aula, oferecemos um jogo da memória (em anexo) para auxiliar na fixação dos animais que são considerados da megafauna, trazendo suas respectivas características. O jogo também aborda mamíferos de porte médio que não foram extintos para trazer essa comparação entre extintos/não extintos e os que são considerados megafauna e os que não são. 

Divida os alunos em grupos para que possam resolver em conjunto o jogo. É importante que o oficineiro acompanhe essa atividade para auxiliar os alunos em dúvidas que podem vir a surgir, como nomes e noção de tamanho. 

INFORMAÇÕES EXTRAS PARA O(A) PROFESSOR(A)

Ressaltar que a maior parte da megafauna foi extinta, mas que alguns existem até hoje em regiões da áfrica de da Ásia.

REFERÊNCIAS

Richard A. Fariña – Megafauna: Giant Beasts of Pleistocene South America – 2013.

Eline D. Lorenzen et al. –  Species-specific responses of Late Quaternary megafauna to climate and humans – 2011.

PARA SABER MAIS

https://pt.wikipedia.org/wiki/Megafauna

https://www.youtube.com/watch?v=C3nD_nrkci4

ANEXO

Material de impressão para a aula

Figura 1. Comparação do tamanho de alguns representantes da megafauna em relação ao ser humano.

 

Figura 2. Macrauchenia.

 

Figura 3. Mamute e Mastodonte.

 

Figura 4. Preguiça-gigante.

 

Figura 5. Tatu-gigante.

 

Figura 6. Tigre dente-de-sabre

 

Figura 7. Toxodon.

 

Material de impressão para a atividade de verificação (Jogo da Memória)